quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Prof. cursista Vanda

Texto de referência – TP1 – Unidade 1
Variedades lingüísticas: dialetos e registros

A seção 1 tem como objetivo relacionar língua e cultura. A língua tem regularidades, um sistema a ser seguido, ela oferece possibilidades de variação de uso.
Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta recursos normais para aquele grupo, o que chamamos de dialeto, que são: o dialeto etário, regional, geográfico, de gênero e o profissional.
O idioleto é um conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultado do cruzamento dos vários dialetos que constituem a sua fala.
Os dialetos do Português e suas principais marcas, assim como suas variações são abordados na Unidade 2.
A seção 3 objetiva identificar os principais registros do Português. Cada uso individual e momentâneo da língua constitui o que chamamos de registro.
A língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos, cada variante que marca o uso que determinado grupo faz da língua constitui o dialeto. Os dialetos preenchem as necessidades do grupo social que os usa, não havendo, portanto, um melhor que o outro. Os dialetos não são compartimentos isolados, ao contrario, recebem influência de outros.
O registro é a variante escolhida pelo sujeito em cada ato específico de comunicação, segundo um contexto. Os registros são basicamente dois, o formal e o informal, que podem apresentar-se tanto na forma oral quanto na forma escrita da língua. Os registros põem por terra a distinção do certo/errado, passando para o campo do adequado/inadequado.
O objetivo maior do ensino da língua é desenvolver no sujeito a competência para leituras e produções de textos, por isso é fundamental que os professores de Língua Portuguesa criem oportunidades para que os alunos trabalhem textos, que exemplifiquem diversas situações de comunicação.
Cursista: Vanda Heberle

Um comentário:

Alessandra Barcelos disse...

Vanda,

parabéns pelo seu texto. Temos uma visão mais clara do que a unidade quer dizer.

Bjuxxx

Ale