quarta-feira, 9 de maio de 2012

TEXTO I




A escola é um espaço coletivo que reúne educando, educador e comunidade. Esses atores é que podem significar os conhecimentos que aí serão trabalhados. Podem construir juntos uma escola que nos coloca como sujeitos que escrevem suas histórias ou como expectadores que lamentam as derrotas.

Se nos colocarmos como personagens principais e não apenas coadjuvantes precisamos estar abertos às mudanças, precisamos lançar olhares diferentes para nossos alunos, nossos pais, nossos colegas, nós mesmos.

Se nos concentrarmos no “leite derramado”, nas limitações, teremos nossa força adormecida, não daremos real significado à existência, perderemos a paixão pela vida e a certeza do amanhã.

Como profissional da educação temos que “querer” essa mudança para o novo. Precisamos nos colocar como agentes ativos e importantes, só assim teremos uma escola que forme para o progresso e não para a miséria, forme para a vida e não para a morte, para a perseverança e não para o desespero.

Nossas escolas e nossos profissionais têm “vontade”. Creio que importante é acreditar que se hoje nem tudo é possível concretizar na sala de aula, alguns passos “precisamos” dar.


O professor é um ator fundamental no contexto escolar. È ele que operacionaliza as concepções teóricas metodológicas, nas quais acreditamos e colocamos nos projetos políticos pedagógicos...

Assim nos colocamos como um colaborador para a formação do educando “novo”, para essa “realidade nova”, onde os sonhos precisam virar ações e o saber nos tornar mais inteligentes e bons.

Enfocar a vida no nosso PPP e no nosso currículo escolar é levar em conta o meu próximo, a sobrevivência no planeta, educar para a essência.

Assim, a auto avaliação de todos os segmentos da comunidade escolar é importante, pois é a ação/reflexão e reflexão/ação, que nos possibilitará planejamentos com conteúdos significativos e relevantes.

Preciso então acreditar na minha importância, na importância do meu aluno, da minha comunidade, pois é daí que vem o essencial do meu fazer pedagógico.

É preciso dar o meu melhor e descobrir formas de também conseguir isso dos meus alunos, colegas e pais.

Comecemos nos desafiando na revisão e estudo do PPP e do Currículo Escolar.



Nenhum comentário: