terça-feira, 3 de novembro de 2009

Textos professora Alessandra Barcelos

TP2
Unidade 6
A Frase e a sua organização

Adequação da frase e do período no texto

A frase é a unidade mínima de sentido de um texto e a ela dedicaremos uma atenção especial, pois a maior dificuldade não se instala na esfera da teoria e sim nos usos de cada indivíduo pode fazer da frase.

A simplicidade em se compreender o significado do que são frase, oração e período está na clareza e objetividade com que é estruturada a regra. Assim tem-se:
“Frase é a unidade do texto: caracteriza-se por apresentar, no contexto em que aparece, uma unidade de sentido. A frase oral caracteriza-se por uma melodia específica, uma entoação capaz de transformar uma palavra em frase e até em texto. A frase escrita caracteriza-se por começar com maiúscula e terminar com uma pontuação específica: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, certos casos de reticências e mesmo dois pontos. A frase não se caracteriza pela extensão: se pode ter um único termo, pode também ter muitos elementos, criando uma estrutura às vezes bastante complexa. Frase verbal organiza-se em torno de um verbo ou de um conjunto de formas verbais que equivalem a um só verbo - as chamadas locuções verbais. Período é quando a frase se organiza em torno de um ou mais verbos. Oração é quando cada informação é centrada no verbo.” Gestar II

Contudo a preocupação maior está em explicitar as possibilidades de organização da frase e do período de acordo com a situação sociocomunicativa. Ou seja, não basta apenas saber como se estrutura uma frase, mas também é preciso saber como se organiza uma frase em um determinado contexto. Para tanto é necessário fazer correlações de adequação entre estruturas (frases e períodos) e contextos (gêneros).

A complexidade aqui está na escolha de períodos longos ou curtos para compor um texto. Optar pelo período longo torna a estrutura mais complexa, exigindo, portanto, um trabalho muito maior no que se refere à coesão do texto.
Quando se decide pelo uso de um período longo, é preciso eliminar repetições,, substituir formas verbais, usar pronome em lugar de substantivo, usar conjunções e preposições, para que o período mantenha uma coerência estabelecida pela coesão das ideias.

Todo esse processo é considerado complexo, pois é preciso que a gramática interna do aluno esteja desenvolvida a tal ponto que ele possa compreender facilmente as eliminações, substituições e acréscimos de elementos para que o período tenha sentido.

Como nem sempre essa gramática está desenvolvida a esse ponto, o que costuma acontecer é uma má estruturação nesses períodos compostos. Isso leva os professores, na maioria dos casos, aconselhar seus alunos a evitarem fazer frases longas.

Diante de tal situação, o melhor a fazer é buscar alternativas para desenvolver nos alunos, de forma graduada, a competência para compreender e produzir adequadamente períodos mais longos.

Por outro lado, a escolha pelo período curto, embora seja mais fácil, leva, muitas vezes, à repetição o que torna o texto enfadonho e desmotivador e isso é realmente “perigoso”.

Contudo é importante compreender que em determinados contextos, evitar a repetição seria um verdadeiro desastre como, por exemplo, na anedota. No livro “O livro do riso do Menino Maluquinho”, Ziraldo mostra como é possível e necessário a repetição e isso não acontece porque Ziraldo é escritor e sim porque o contexto exige. Isso acontece porque nessa situação, a repetição evidencia a progressão no pensamento da menina e a surpresa no final que caracteriza o humor do gênero anedota.

Neste sentido, cabe ao professor promover aos alunos oportunidades diversas de uso da língua, com o intuito de eles poderem se apropriar dos mais diferentes tipos de organização da frase e do período, sem se esquecerem de que fácil, difícil, feio e bonito não são fatores determinantes, mas que só o contexto pode definir a melhor organização da frase ou do período.

Alessandra Barcelos

Um comentário:

Professora-Formadora Aneli disse...

Continuamos produzindo textos e práticas pedagógicas, a partir das reflexões dos encontros, no curso Gestar II. Muito interessante teu texto e completo. Muito bem professora!!!