terça-feira, 27 de outubro de 2015



PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO DE FLUXO CONTÍNUO


1 APRESENTAÇÃO


O Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (NELA-UFSC) vem realizando um conjunto de pesquisas, desde trabalhos relacionados à conclusão de curso até teses de doutorado, em espaços educacionais formais, nas quais se tem evidenciado uma gama de questões que requerem a transcendência de abordagens diagnósticas de fragilidade, em nome da implementação de ações propositivas que contribuam para qualificar os processos de ensino e aprendizagem em língua materna, sobretudo nas escolas das redes públicas de ensino.
Entendemos que, subjacentemente aos inúmeros fatores implicados em tais fragilidades diagnosticadas, está o processo de formação docente, tanto inicial quanto continuada, haja vista que importantes bases teóricas, em ampla disseminação desde a década de 1990, parecem ainda não ser de domínio de muitos professores em atuação, tanto quanto de licenciandos ou egressos do Curso de Letras Português da UFSC.
Assim considerando, este curso de extensão busca facultar a esse público um conjunto de discussões teórico-epistemológicas e praxiológicas potencialmente articulador de novos modos de conceber o ensino e a aprendizagem em língua materna. Para tanto, organiza-se em quatro grandes módulos: o primeiro deles tematiza fundamentos teórico-epistemológicos propriamente ditos; o segundo focaliza o ensino e a aprendizagem da leitura e análise linguística, concebida como desdobramento do ensino e da aprendizagem da leitura; o terceiro tem como tema o ensino e a aprendizagem da produção textual1 e análise linguística, entendida como desdobramento do ensino e da aprendizagem da produção textual; e o último aborda a alfabetização – processo que deve facultar aos alunos a apropriação do sistema alfabético, dando-lhes condições para o uso da modalidade escrita da língua nas práticas sociais de leitura e de escritura.
Trata-se de uma proposta de curso de extensão de fluxo contínuo, mantido pelo NELA-UFSC, com a participação dos professores, de pós-graduados e pós-graduandos
integrantes do Núcleo. A organização que segue corresponde a uma versão ainda preliminar do desenho do curso piloto, a partir do qual as demais edições seriam redimensionadas.
Importa, enfim, considerar três grandes questões: (i) o objetivo de articular a extensão à pesquisa, tornando a experiência com o curso objeto de tese de doutorado de um dos pós-graduandos do NELA – Anderson Jair Goulart; (ii) a meta de converter todo o material gerado (que não for objeto de tratamento nesta primeira tese) em banco de dados para outras pesquisas do Núcleo; (iii) o propósito de tornar a primeira versão dos materiais produzidos para os módulos como obra paradidática, objetivando publicação em editora comercial.


2 ORGANIZAÇÃO DO CURSO PILOTO


Denominado Ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa: enfoque na Educação Básica, o Curso visa ampliar os conhecimentos, por meio de formação continuada, de professores e licenciandos do Curso de Letras Português da UFSC que atuam no ensino de Língua Portuguesa. . Em vista disso, necessário se fez definirmos os dados genéricos atinentes à organização prevista para essa formação, os quais são elencados a seguir:

a) número de horas: 200 horas;
b) público-alvo: professores dos Anos Iniciais e de Língua Portuguesa e licenciandos do Curso de Letras Português da UFSC;
c) modalidade: semipresencial;
d) organização: quatro módulos de estudo, desenvolvidos em quatro meses;
e) período de oferta: de março a junho de 2016;
f) vagas ofertadas: cem vagas2, ocupadas a partir da seguinte prioridade: (i) professores participantes de pesquisa em Tomazoni (2014) e Catoia Dias (2014); (ii) demais participantes das pesquisas do grupo de pós-graduados e pós-graduandos envolvidos no Curso proposto; (iii) pibidianos e alunos do Curso de Letras Português que já atuam no ensino de Língua Portuguesa ; (iv) outros professores da rede pública;
g) encontros presenciais: oito encontros presenciais – dois em cada módulo, quinzenalmente, aos sábados pela manhã, cada um deles com duração de quatro horas;
h) custos: não haverá custos, pois o Curso será oferecido gratuitamente, com materiais postados na versão on-line, na plataforma Moodle da extensão – AVEA do Curso;
i) implementação: NELA-UFSC.


2.1 VINCULAÇÃO


O Curso ora proposto vincula-se:

a) a projetos de pesquisa dos seguintes professores: Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti e Rosângela Pedrallli
b) diretamente a projetos de tese dos seguintes doutorandos: Eloara Tomazoni; Sabatha Catoia Dias; Anderson Jair Goulart; Josa Coelho da Silva Irigoite;
c) indiretamente a projetos de pesquisa e/ou de extensão dos seguintes membros do NELA: Suzianne Mossmann; Karoliny Correia; Hellen Melo Pereira; Simone Lesenhak; Aline Cassol Daga; Kamila Caetano Almeida;; Maíra Emerick; Amanda Chraim; Laiana Abdala; Natassia Alano D’Agostin.


2.2 RESPONSÁVEIS PELO CURSO


No decorrer de seu planejamento e implementação, o Curso será gestado por colaboradores do NELA – na expectativa de ter professores participantes de pesquisas do grupo como consultores e/ou docentes –, contando com a coordenação dos membros elencados em 2.2.1 e 2.2.2.

2.2.1 Coordenação da etapa piloto


A coordenação está sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti e do doutorando Anderson Goulart.


2.2.2 Subcoordenação

Assumem a subcoordenação as doutorandas Eloara Tomazoni e Sabatha Catoia Dias.


2.3 PRODUÇÃO DOS CAPÍTULOS PARA OS MÓDULOS


Detalhamos, no Quadro 1, como se dará a produção dos capítulos que devem compor os Módulos previstos para o Curso, tanto quanto os prazos e os responsáveis pela elaboração dos textos.

Quadro 1 – Produção dos textos para o Caderno do Curso Ensino e aprendizagem em língua materna: enfoque na Educação Básica

Módulo/Tema Período de oferta Responsáveis pela produção do caderno e pelo módulo Prazo para escrita do material

Módulo 1
Foco: Bases teórico-
epistemológicas de
ancoragem histórico-cultural
Março de 2016 Suziane Mossmann (coordenação); Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti; Josa Coelho Irigoite; Amanda Machado Chraim; Carla Christina de Barros Rosa; Josi Bez; Nani; Aneli Gregório; Camila Fraga. Dezembro de 2015

Módulo 2
Foco: Ensino e
aprendizagem da
leitura/Análise linguística
Abril de 2016 Sabatha Catoia Dias (coordenação); Anderson Goulart; Liliane Souza; Natassia D`Agostin Alano; Aline Cassol (leitora); Andréa Folk; Cristiane Rossato; Andressa da Costa Farias; Jancieli Vieira. Silvana Martendal. Dezembro de 2015

Módulo 3
Foco: Produção
textual/Análise linguística
Maio de 2016 Eloara Tomazoni (coordenação); Karoliny Correia; Hellen M. Pereira, Daniela Carla Soares Scaranto; Nadia Nardi Martins; Josiane Cristina Couto; Marluce Marlene Raulini. Dezembro de 2015

Módulo 4
Foco: Alfabetização
(SEA) Junho de 2016 Rosângela Pedralli (coordenação); Maíra Emerick; Dani; Laiana Abdala; Isabela Machado; Luiza Coelho. Dezembro de 2015
Fonte: Elaborado pelos membros do “Grupo Cultura Escrita e Escolarização”, vinculado ao NELA-UFSC.


2.4 ESTRUTURA DOS MÓDULOS


Apresentamos, no Quadro 2, a estrutura preliminar dos Módulos. Importa registrar que, para compor o Caderno do Curso, os capítulos referentes a cada um desses módulos deverão ter, em média, cinquenta páginas3.


Quadro 2 – Os módulos e os capítulos que devem compor o Caderno do Curso Ensino e aprendizagem em língua materna: enfoque na Educação Básica


MÓDULOS CAPÍTULOS


MÓDULO 1
BASES TEÓRICO-
EPISTEMOLÓGICAS DE
ANCORAGEM HISTÓRICO-
CULTURAL 1.1 Concepções fundantes 1.1.1 Concepção de sujeito 1.1.2 Concepção de língua 1.2 Bases teóricas 1.2.1 Letramento:implicações conceituais 1.2.2 Gêneros do discurso: implicações pedagógicas 1.2.3 Aprendizagem e desenvolvimento: implicações psicológicas

MÓDULO 2
ENSINO E APRENDIZAGEM
DA LEITURA/ANÁLISE
LINGUÍSTICA
2.1 Dimensão intersubjetiva da leitura 2.2 Dimensão intrassubjetiva daleitura 2.3 Análise linguística no ensino e aprendizagem da leitura

MÓDULO 3
PRODUÇÃO TEXTUAL
ESCRITA/ANÁLISE
LINGUÍSTICA 3.1 Condições de produção textual escrita (dimensão intersubjetiva – gêneros do discruso – esferas) 3.2 Implicações conceituais da Linguística Textual no ensino e na aprendizagem da produção textual escrita 3.3 Análise linguística e refacção no ensino e aprendizagem da produção textual escrita

MÓDULO 4
ALFABETIZAÇÃO (SEA) 4.1 Cultura escrita: relações entre letramento e alfabetização 4.2 Concepção de língua subjacente aos diferentes métodos de alfabetização 4.3 Sistema de escrita alfabético
Fonte: Elaborado pelos membros do “Grupo Cultura Escrita e Escolarização”, vinculado ao NELA-UFSC.


3 METODOLOGIA DO CURSO


Oferecido na modalidade semipresencial, o Curso contará com um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), por meio da Plataforma Moodle, específico para a formação ora proposta, e os materiais serão disponibilizados em versão on-line, nesse mesmo espaço virtual.
Com estrutura similar ao Caderno do Curso, o AVEA também será organizado em Módulos, com conteúdos, recursos didáticos e dispositivos interativos que oportunizem, por meio de atividades colaborativas e individuais, a aprendizagem de conceitos e metodologias no âmbito do ensino da Língua Portuguesa. .
Os capítulos e as atividades de aprendizagem serão, por conseguinte, estruturados de modo a contribuir para a articulação entre os conteúdos e a prática, possibilitando a interação entre os cursistas e a socialização de saberes e experiências que contribuam para a qualificação do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
O acompanhamento tutorial será garantido em todo o percurso e realizado pelos autores dos Módulos, tanto a distância quanto nos encontros presenciais.


4 OBSERVAÇÕES FINAIS


O projeto será cadastrado como extensão e como pesquisa ‘guarda-chuva’, passando pelo Comitê de Ética nessa condição, de modo que todos os participantes assinem, no início do Curso, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Ademais, pretendemos que todos os dados gerados ao longo dessa formação continuada possam, efetivamente, converter-se em material de pesquisa. Tendo explicitado essas questões, registramos, por fim, a bibliografia que embasará a elaboração dos textos/capítulos que devem compor os Módulos integrantes do Caderno do Curso.


5 BIBLIOGRAFIA


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Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2012.

______. Questões de literatura e estética. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010 [1975].

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