DATA - 10.07.2014
LOCAL - AUDITÓRIO DA EEB GETÚLIO VARGAS
1 - ABERTURA
Mensagem do intelectual brasileiro, teólogo, filósofo,psicanalista, professor, poeta, cronista e contador de histórias, Rubem Alves
Fala do prof. Dr. Marcos Baltar - prof. na UFSC e coordenador do PIBID - português
Fala da prof. Aneli Remus Gregório - prof. da EEB Getúlio Vargas e Supervisora do PIBID - português
2 - AUDIÇÃO DOS QUADROS 1º SEMESTRE 2014 - DA RÁDIO ESCOLAR
Audição da Rádio 6.5 da turma 65 - Bolsistas: Larissa, Gabriel e Bianca
Tema: A Formação Humana no convívio com o outro
Audição da Rádio Nunca 10conectados da turma 10 - Bolsistas: Carol, Natacha e Samara
Tema: As profissões
Audição da Rádio Antena 1.1 da turma 11 - Bolsistas: Bruno e Samara
Tema: Os esportes
Audição da Rádio Sempre ligados da turma 14 - Bolsistas: Bárbara e Luan
Tema : As mídias
3 - AVALIAÇÃO
Fala do bolsista Luan - representando os bolsistas do semestre
Fala dos alunos (uso da caixa com perguntas. Responde quem estiver com a caixa quando a música parar)
4 - INTERVALO
5 - ATIVIDADES LÚDICAS E FÍSICAS COM A ACADEMIA A FITNESS
6 - ENCERRAMENTO
"... A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão". (Paulo Freire )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA
VERNÁCULAS
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Florianópolis, 10 de julho de 2014
Boa tarde a todos e a todas: professores,
professoras, bolsistas, estudantes,
Em
abril deste ano dez estudantes do curso de Letras - Português da UFSC, sob
coordenação do prof. Dr. Marcos Baltar e supervisão da profa. Aneli Remus
Gregório, aceitamos encarar um desafio: trabalhar conceitualmente, atitudinalmente e procedimentualmente conteúdos da
Língua Portuguesa por meio da interação social com cento e vinte
estudantes da Escola de Ensino Básico Getúlio Vargas. A proposta foi muito
instigante: verificar de que maneira as relações de poder são articuladas por
meio de textos orais e escritos, além de dar condições de os estudantes se
apoderarem dos mecanismos de leitura e produção textual num nível analítico, crítico e libertador.
Para tanto, estudamos uma perspectiva
interdisciplinar e criticizadora a fim de planejar dez encontros entre
estudantes da UFSC e da Escola Getúlio Vargas. Nessa etapa, elencamos temas,
conceitos, exercícios e dinâmicas, escrevemos planos de aula, preparamos
slides, aprofundamo-nos acerca de os gêneros
textuais e gravamos um programa de rádio para sentir na pele a dor e a
delícia de fruir o Letramento Midiático.
Na
semana do primeiro encontro com os alunos, sentimos um friozinho na barriga.
Afinal, a responsabilidade era grande. Mas ao entrarmos na sala de aula: uma
surpresa… Estudantes atentos e receptivos que possibilitaram uma troca muito
enriquecedora, colaborando efetivamente na construção
do conhecimento.
Hoje,
dez encontros depois, com diversos textos lidos e relidos, escritos e
reescritos, quatro programas de rádio escolar gravados, diversos gêneros
discursivos apreendidos, dizer o quê? Parabéns e obrigado a todos e todas! E
nos vemos no próximo semestre para mais um desafio.
Bolsistas
do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Português 2014.1 - UFSC
RELATÓRIO
PIBID – PORTUGUÊS
1º SEMESTRE – 2014
PROFESSORA SUPERVISORA : ANELI
REMUS GREGÓRIO
O
PIBID – português atuou com dez bolsistas distribuídos em quatro turmas
atingindo cento e vinte estudantes da rede pública estadual na EEB Getúlio
Vargas, localizada no bairro do Saco dos Limões, Florianópolis, SC.
Os
bolsistas atuaram diretamente em sala de aula em dez encontros, quando
assumiram as turmas, desenvolvendo os planos de aula anteriormente construídos
nos encontros de organização e planejamento das atividades.
O
trabalho foi marcado sempre com planejamento, ação, reflexão, assim as equipes
de bolsistas puderam fazer trocas, planejar aulas e conhecer a realidade da
escola e da comunidade.
Essa
forma dialógica de trabalhar possibilitou melhorar cada vez mais a atuação em
sala e o relacionamento com os estudantes.
Em nenhum momento houve desinteresse
por parte dos bolsistas. O empenho e a participação nas reuniões teóricas e a
assiduidade nas aulas da EEB Getúlio Vargas demonstrou isso e garantiu sucesso
no resultado.
Cumprimos
o planejamento e o cronograma. Conseguimos gravar um programa da Rádio Escolar
na Rádio Ponto da UFSC. Programa já disponível no blog: HTTP://portuguespibid.blogspot.com.br/.
Esse
programa de Rádio Escolar teve em cada uma das quatro turmas, quatro quadros
detalhando assuntos referentes ao tema principal escolhido por cada turma. As
turmas escolheram também nome da rádio e os papéis que cada um assumiria na
equipe e na rádio.
Ao
trabalharmos esse meio de comunicação, trabalhamos também a mídia como um todo.
O papel da mídia na sociedade.
Ao
construirmos os quadros fez-se necessário conhecer e produzir textos escritos
em diversos gêneros para posteriormente transcrevê-los na forma oral para a
locução na rádio.
As
pesquisas sobre os assuntos dos grupos qualificaram a intervenção dos alunos
nas aulas e na produção dos quadros.
Esses
exercícios nos levaram a falar, ouvir, ler e escrever , aspectos fundamentais
na disciplina de português.
Os
estudantes das quatro turmas envolvidas no projeto demonstraram bastante
interesse e motivação durante o processo da construção da Rádio Escolar.
Foi
gratificante perceber o crescimento quanto ao entendimento da proposta, quanto
ao conteúdo da disciplina (gêneros textuais), e quanto ao espírito de
solidariedade e de equipe. Notamos também o desenvolvimento do espírito crítico
em relação aos temas abordados e em relação aos meios de comunicação de massa e com maior especificidade a rádio.
O
entusiasmo pelo trabalho é perceptível também pela solicitação que os
estudantes fazem da presença dos bolsistas e das aulas por eles ministradas.
Assim
a continuidade do PIBID – 2º semestre 2014 está sendo aguardado na EEB Getúlio
Vargas com bastante alegria.
Trabalhar
como supervisora, percebendo “todo esse movimento” é instigante, é desafiador e
gratificante, oxigena nossa rotina, amplia nossos horizontes e renova nossa
prática pedagógica.
Todos,
alunos, bolsistas, supervisor e coordenador têm no PIBID a oportunidade de
aprofundar conhecimentos, pensar a sociedade, apontar algumas soluções e
colocar-se como sujeito na transformação
das práticas pedagógicas tradicionais
que reproduzem sistemas opressores e homens com oportunidades desiguais.
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