segunda-feira, 21 de julho de 2014

EVENTO DE CONCLUSÃO 1º SEMESTRE 2014 - PIBID

PIBID - PORTUGUÊS

DATA - 10.07.2014
LOCAL - AUDITÓRIO DA EEB GETÚLIO VARGAS

1 - ABERTURA

     Mensagem do intelectual brasileiro, teólogo, filósofo,psicanalista, professor, poeta, cronista e contador          de histórias,  Rubem Alves
     Fala do prof. Dr. Marcos Baltar - prof. na UFSC  e coordenador do PIBID - português
     Fala da prof. Aneli Remus Gregório - prof. da EEB Getúlio Vargas e Supervisora do PIBID  - português

2 - AUDIÇÃO DOS  QUADROS 1º SEMESTRE 2014 -   DA RÁDIO ESCOLAR

     Audição da Rádio 6.5 da turma 65 - Bolsistas: Larissa, Gabriel e Bianca
     Tema: A Formação Humana no convívio com o outro

     Audição da Rádio Nunca 10conectados da turma 10 - Bolsistas: Carol, Natacha e Samara
     Tema: As profissões

     Audição da Rádio Antena 1.1 da turma 11 - Bolsistas: Bruno e Samara
     Tema: Os esportes

     Audição da Rádio Sempre ligados da turma 14 - Bolsistas: Bárbara e Luan
     Tema : As mídias

3 - AVALIAÇÃO

     Fala do bolsista Luan - representando os bolsistas do semestre
     Fala dos alunos (uso da caixa com perguntas. Responde quem estiver com a caixa quando a música              parar)

4 - INTERVALO

5 - ATIVIDADES LÚDICAS E FÍSICAS COM A ACADEMIA A FITNESS

6 - ENCERRAMENTO

      "... A  escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega,                  amigo, irmão". (Paulo Freire )


     
  
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Florianópolis, 10 de julho de 2014

Boa tarde a todos e a todas: professores, professoras, bolsistas, estudantes,

Em abril deste ano dez estudantes do curso de Letras - Português da UFSC, sob coordenação do prof. Dr. Marcos Baltar e supervisão da profa. Aneli Remus Gregório, aceitamos encarar um desafio: trabalhar conceitualmente, atitudinalmente e procedimentualmente conteúdos da Língua Portuguesa por meio da interação social com cento e vinte estudantes da Escola de Ensino Básico Getúlio Vargas. A proposta foi muito instigante: verificar de que maneira as relações de poder são articuladas por meio de textos orais e escritos, além de dar condições de os estudantes se apoderarem dos mecanismos de leitura e produção textual num nível analítico, crítico e libertador. Para tanto, estudamos uma perspectiva interdisciplinar e criticizadora a fim de planejar dez encontros entre estudantes da UFSC e da Escola Getúlio Vargas. Nessa etapa, elencamos temas, conceitos, exercícios e dinâmicas, escrevemos planos de aula, preparamos slides, aprofundamo-nos acerca de os gêneros textuais e gravamos um programa de rádio para sentir na pele a dor e a delícia de fruir o Letramento Midiático.
Na semana do primeiro encontro com os alunos, sentimos um friozinho na barriga. Afinal, a responsabilidade era grande. Mas ao entrarmos na sala de aula: uma surpresa… Estudantes atentos e receptivos que possibilitaram uma troca muito enriquecedora, colaborando efetivamente na construção do conhecimento.
Hoje, dez encontros depois, com diversos textos lidos e relidos, escritos e reescritos, quatro programas de rádio escolar gravados, diversos gêneros discursivos apreendidos, dizer o quê? Parabéns e obrigado a todos e todas! E nos vemos no próximo semestre para mais um desafio.

Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Português 2014.1 - UFSC

                                    RELATÓRIO

PIBID – PORTUGUÊS
1º SEMESTRE – 2014
PROFESSORA SUPERVISORA :  ANELI REMUS GREGÓRIO

         O PIBID – português atuou com dez bolsistas distribuídos em quatro turmas atingindo cento e vinte estudantes da rede pública estadual na EEB Getúlio Vargas, localizada no bairro do Saco dos Limões, Florianópolis, SC.
         Os bolsistas atuaram diretamente em sala de aula em dez encontros, quando assumiram as turmas, desenvolvendo os planos de aula anteriormente construídos nos encontros de organização e planejamento das atividades.
         O trabalho foi marcado sempre com planejamento, ação, reflexão, assim as equipes de bolsistas puderam fazer trocas, planejar aulas e conhecer a realidade da escola e da comunidade.
         Essa forma dialógica de trabalhar possibilitou melhorar cada vez mais a atuação em sala e o relacionamento com os estudantes.
Em nenhum momento houve desinteresse por parte dos bolsistas. O empenho e a participação nas reuniões teóricas e a assiduidade nas aulas da EEB Getúlio Vargas demonstrou isso e garantiu sucesso no resultado.
         Cumprimos o planejamento e o cronograma. Conseguimos gravar um programa da Rádio Escolar na Rádio Ponto da UFSC. Programa já disponível no blog: HTTP://portuguespibid.blogspot.com.br/.
         Esse programa de Rádio Escolar teve em cada uma das quatro turmas, quatro quadros detalhando assuntos referentes ao tema principal escolhido por cada turma. As turmas escolheram também nome da rádio e os papéis que cada um assumiria na equipe e na rádio.
         Ao trabalharmos esse meio de comunicação, trabalhamos também a mídia como um todo. O papel da mídia na sociedade.
         Ao construirmos os quadros fez-se necessário conhecer e produzir textos escritos em diversos gêneros para posteriormente transcrevê-los na forma oral para a locução na rádio.
         As pesquisas sobre os assuntos dos grupos qualificaram a intervenção dos alunos nas aulas e na produção dos quadros.
         Esses exercícios nos levaram a falar, ouvir, ler e escrever , aspectos fundamentais na disciplina de português.
         Os estudantes das quatro turmas envolvidas no projeto demonstraram bastante interesse e motivação durante o processo da construção da Rádio Escolar.
         Foi gratificante perceber o crescimento quanto ao entendimento da proposta, quanto ao conteúdo da disciplina (gêneros textuais), e quanto ao espírito de solidariedade e de equipe. Notamos também o desenvolvimento do espírito crítico em relação aos temas abordados e em relação aos meios de comunicação de massa  e com maior especificidade a rádio.
         O entusiasmo pelo trabalho é perceptível também pela solicitação que os estudantes fazem da presença dos bolsistas e das aulas por eles ministradas.
         Assim a continuidade do PIBID – 2º semestre 2014 está sendo aguardado na EEB Getúlio Vargas com bastante alegria.
         Trabalhar como supervisora, percebendo “todo esse movimento” é instigante, é desafiador e gratificante, oxigena nossa rotina, amplia nossos horizontes e renova nossa prática pedagógica.
         Todos, alunos, bolsistas, supervisor e coordenador têm no PIBID a oportunidade de aprofundar conhecimentos, pensar a sociedade, apontar algumas soluções e colocar-se como sujeito na transformação das práticas  pedagógicas tradicionais que reproduzem sistemas opressores e homens com oportunidades desiguais.
        
  

        



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