A gestão docente numa perspectiva interdisciplinar sustenta-se em bases que valorizam e recuperam dimensões como a imaginação, a criatividade e a intuição, que trabalhem o SER,O CONHECER e o CONVIVER.
Os gestores docentes devem ser sujeitos-pesquisadores, capazes de interferir na realidade e construir com seus parceiros processos de interpenetração dos diferentes campos do saber.
O gestor deve compreeender a realidade sobre a ótica da globalidade e da complexidade, numa visão holística da realidade.
Isso pressupõe gestores docentes com atitudes diferentes, serem assumidas, frente ao conhecimento.
Precisamos substituir uma concepção Fragmentária para uma unitária, uma atitude de abertura, universalizando o saber. Uma atitude de copropriedade, comprometimento, engajamento, sensibilidade e treino na arte de entender e esperar.
Esse desafio está dado, pois os problemas enfrentados pela sociedade moderna exigem uma gestão docente preocupada com políticas científicas e públicas que fomentem o trabalho e pesquisa interdisciplinar.
As habilidades necessárias para que o profissional torne possível uma ação gestora nesta perspectiva interdisciplinar e inclusiva, será também aquele que tenha capacidade de "perceber" o texto e o contexto. Compreender quais são os princípios, normas e leis que o norteiam; ler o contexto que o envolve, a realidade, o cotidiano do seu espaço de trabalho para planejar, agir e projetar a VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS e VALORES DA INSTITUIÇÃO para que estes estejam de acordo com as necessidades daquele contexto.
As ações responsáveis de todos e cada um de nós nas nossas instâncias de atuação, promoverão mudanças que poderão ser lentas, mas que a médio prazo tornar-se-ão visíveis. A observância desses resultados, serão notados nas gerações vindouras, nos filhos, alunos e nossos pares daqui a vinte, trinta ou quarenta anos.
Teremos gerações responsáveis por si, pelos outros e pelo planeta. Esses são resultados possíveis e pelos quais lutamos. Se não acreditarmos nessa possibilidade concreta de intervenção de cada um de nós como sujeitos e educadores, na construção de um MUNDO e de um HOMEM melhores, então realmente, precisamos nos avaliar, estamos DOENTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário