segunda-feira, 29 de junho de 2009

ANEXO - TEXTO - PROF. CURSISTA

NAS UNIDADES ÍMPARES OS PROFESSORES CURSISTAS, ALÉM DE ESTUDAREM O TP, REALIZAREM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTUDAREM O TEXTO REFERÊNCIA, PRODUZEM UM TEXTO SOBRE A UNIDADE. SEGUE ANEXO UM DESTES TEXTOS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
PROFESSORA: ANELI
ALUNA: ALESSANDRA IRACI DE BARCELOS

TEXTO 1

Gêneros Textuais.



Na sociedade moderna a palavra trabalho está intrinsicamente ligada à obtenção de dinheiro. Entretanto algumas de nossas atividades cotidianas, que não são remuneradas, também são consideradas trabalho. A linguagem é um dos nossos mais relevantes trabalhos.

O trabalho é parte integrante da vida de cada um de nós desde a mais tenra idade, pois é no domínio da linguagem que nos diferenciamos dos demais animais do planeta. Isso significa dizer que a ideia de trabalho está fortemente ligada ao uso da linguagem dentro do contexto sociocultural. Ou seja, o ser humano se constitui como tal quando, por meio de textos orais ou escritos, mostra sua identidade cultural fazendo valer suas variantes linguísticas.

Como falantes de uma língua, reconhecemos e usamos diferentes maneiras de organizar nossa fala cada vez que estamos em situações diferentes. A linguagem é um importante instrumento na nossa comunicação e pode ser empregada com objetivos estéticos. Contudo nosso desempenho lingüístico se dá por textos e não por meio de frases ou de palavras.

Os textos podem assumir duas direções: como atuação social e como organização de informações. Na esfera da dimensão social e cultural, a abordagem do texto classifica-o quanto ao gênero. A abordagem na dimensão informacional leva à classificação de tipos textuais. Analisar separadamente um texto quanto ao gênero e tipologia textual só é possível quando objetiva revelar o processo de como o texto se constitui, haja vista que ambos não se sustentam sozinhos.

Na relação de comparação entre os textos, percebemos que se assemelham quando corresponde ao que é típico da construção textual em determinado contexto social e se diferenciam quando corresponde às marcas dos usuários da língua.

Ao conjunto dessas características que compõem um texto que usamos em nossas práticas sociais é que chamamos de gêneros textuais. As práticas sociais ou discursivas, por sua vez, determinam o gênero adequado.

Cabe à escola aproveitar esse conhecimento intuitivo para sistematizar e tornar consciente o uso dos diferentes gêneros textuais. Bem como trabalhar com informações diferentes dentro de um mesmo gênero em que uma história original ganha uma nova versão. Mudar o curso de uma história em que a formiga vira vilã pois não agiu de forma ética com a pobre cigana que tão companheira foi durante todo o verão, contrapondo com a história original: A Cigarra e a Formiga de La Foutaine, por exemplo.

Aproveitar um padrão de gênero textual e a partir dele inventar algo diferente, como é o que acontece quando fazemos uso de um gênero textual, como, por exemplo; receita culinária e em vez de ensinar a preparar uma comida, ensinamos a preparar um aluno para estudar. Com isso criamos um novo gênero textual e com certeza estimulamos a criatividade de nossos alunos.

Enfim, independentemente, do que se possa trabalhar com os gêneros textuais, o que realmente importa é reconhecer que a identificação e classificação dos gêneros resultam de um conjunto de fatores lingüísticos e sociais. É importante ressaltar que dentro de um mesmo texto pode haver uma mistura de gêneros, mas sempre um terá a sua predominância.

Um comentário:

Marilise disse...

Mais uma excelente produção... Adoro seu jeito de escrever!!!
Beijo