segunda-feira, 29 de junho de 2009

ANEXO - RELATÓRIO PRÁTICA PEDAGÓGICA

APÓS O ESTUDO DE CADA UNIDADE PAR DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA OS PROF. CURSISTAS REALIZAM A OFICINA. UM MOMENTO SIGNIFICATIVO DAS OFICINAS É AQUELE EM QUE RELATAM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. SEGUE RELATÓRIO DE UMA DESSAS PRÁTICAS.


ALEXANDRE TEIXEIRA

Relatório 2

Planejei o trabalho a partir da aula 2 e seção 2, cujo pequeno texto denomina-se “Criando Classificados”, escrito por MURRAY, Roseana e extraído do livro Classificados poéticos. Esse texto tem como peculiaridade o verbo “compro”, na forma verbal imperativa e que ao lê-lo tem-se a impressão de se tratar de um anúncio, mas que em certa altura ele se mostra uma poesia.
Esse trabalho foi desenvolvido numa turma de 7ª série, dividi a turma em duplas e iniciamos a leitura coletiva, em seguida pedi para que a cada duas duplas lessem as estrofes separadamente e essa leitura foi feita por todos da turma e assim cada um tivesse a oportunidade de experimentar a força do verbo e em seguida a musicalidade que os versos ofereciam, pois o texto estava estruturado em quatro estrofes.
Logo em seguida pedi a eles que mais uma vez lessem, agora individualmente, para que percebessem que não se tratava de um anuncio, mas sim de um poema cheio de sentimentalismos por uma infância vivida por alguém.
Após a leitura sugeri que falássemos sobre o conteúdo do poema e por abordar sobre brincadeiras de cirandas, perguntei a eles se conheciam outras brincadeiras. Praticamente todos se manifestaram, principalmente as meninas, nesse momento elas se envolveram tanto que até brincaram dentro da sala de aula e eu logicamente permiti, pois meu objetivo era de provocar a espontaneidade de cada um.
Nesse momento fiz com que eles percebessem a poesia que ali estava presente, que apesar de haver o verbo “comprar” se trava de uma poesia, e a partir daí convidei-os a responder as perguntas interpretativas propostas no trabalho.
Após os alunos terem respondido passamos para o segundo momento que era a produção de um anuncio de classificados, ainda em duplas eles passaram a elaborar diversas formas de compra, venda, troca e doações, com papel pardo e lápis de cor venderam casas, doaram cachorros, trocaram objetos.
O objetivo do trabalho era fazê-los reconhecer que nem sempre o fato de um verbo que está na forma imperativa significa uma mensagem fechada, pois nesse caso o verbo não imperou, e sim o que prevaleceu foi o apelo sentimental de saudade, revelando a poesia ali presente. Percebe-se a seqüência tipológica ao qual denominamos tipo injuntivo e como sabemos, ele normalmente vem acompanhado por convocações ou ordenações, mas podendo ser de diferentes expressões como é o caso do texto (poesia) ao qual foi trabalhado.
Não tive dificuldades, a turma se envolveu, todos participaram com entusiasmo nos ofertando com boas produções e criatividade e principalmente percebendo o valor das palavras escritas com sentimento e assim construindo poesia e por isso acredito que os meus objetivos foram alcançados satisfatoriamente.

2 comentários:

Aline disse...

Isso aí colega, tem que usar o material..para mim está sendo muito útil.

Alessandra Barcelos disse...

Que aula legal....vou fazer também....

Parabéns!

Beijinhos,

Ale