sábado, 23 de setembro de 2017

Jogral - S.L Orione , Papa e pastorais da igreja





   
       Igreja Viva


Fala 1 -S. L. Orione
- Nasci em Pontecurone, numa diocese de Tortona, na Itália em 23 de junho de 1872.Entrei no Oratório de Turim. Vivi no Oratório de Seleciono e cursei no Seminário filosofia e teologia. Sempre fui devoto de Nossa Senhora. E meu lema de de sacerdócio foi: RENOVAR TUDO EM CRISTO.

Fala 2 – Papa
- Me chamo Jorge Mário Bergolio. Sou da Argentina. Sou o primeiro Pontífice Latino Americano a assumir a igreja católica. O que que aconteceu em 13 de março de 2013. Assim como São Luís Orione quero uma igreja mais generosa, uma igreja que sai e vai ao próximo, que vai ter com quem está desvalido, uma igreja que faz opção pelos pobres.

Fala 3 – Todos
Sucessor de Pedro. Papa do povo! Cobra-nos práticas conforme o evangelho de cristo.


Fala 4 - Papa
– Vejo que tudo tem a ver com tudo. As ideias são sempre acompanhadas de gente e de história. Quero ser simplicidade. Ir ao encontro dos esquecidos, dos simples, presos, doentes, desempregados, refugiados. Rostos nítidos de Cristo do Séc. XXI. Comecei meu itinerário na igreja num tempo e num lugar onde o povo era desfavorecido e calado. Essa história revela minhas características: vou ao encontro dos problemas concretos

Fala 5 – S.L.Orione
- Eu tive também essas preocupações. E fui sensível aos sofrimentos da humanidade. Dediquei minha vida aos doentes, necessitados e marginalizados. Fundei congregações sempre para levar aos pequenos, os pobres e ao povo à igreja e ao Papa, mediante obras de caridade.

Fala 6 – Todos
São Luís Orione , pregador popular. Pai dos pobres. Benfeitor da humanidade sofredora e abandonada.

Fala 7- Pastoral da criança
– Por que a igreja se importa com que é importante, é que temos a Pastoral da Criança, que acompanha as famílias cuidando da educação, nutrição e cidadania dos pequenos.

Fala 8– Pastoral do Idoso
Para realizar também a missão da igreja é que existe a Pastoral do Idoso, que se preocupa em promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural nas pessoas da terceira idade.

Fala 9 –Todos
Pelo desenvolvimento integral das crianças
Pela valorização das pessoas idosas e suas histórias de vida

Fala 10 – Pastoral da Acolhida
Que todos ao chegarem à igreja vejam na Pastoral da Acolhida o rosto acolhedor de Jesus, cheio de misericórdia e compaixão.

Fala 11 – Pastoral da Catequese
E que através da Pastoral da Catequese ecoe a palavra de Deus e desperte à todos a alegria de ser cristão.

Fala 12 – Todos
Para que a igreja seja um lugar de refúgio, proteção e conforto. Para que a catequese abra corações à conversão e a adesão.

Fala 13 – Pastoral Carcerária
Como Pastoral Carcerária pretendemos superar a justiça RETRIBUTIVA por meio da justiça RESTAURATIVA. Também velamos pelos direitos e pela dignidade humana dos presos.

Fala 14 – Pastoral do Enfermo
Estamos presentes nos ambientes de tratamento dos doentes como Pastoral dos Enfermos para humaniza-los. Para levar um sentido cristão ao sofrimento.

Fala 15 - Pastoral das Pequenas Comunidades
Comunhão e comunidade é essência da Igreja. Por esse motivo temos a Pastoral das Pequenas Comunidades.

Fala 16 – Todos
Devemos conscientizar a sociedade para a difícil situação do sistema prisional.
A igreja deve ajudar o enfermo assumir uma atitude de fé e esperança.
A igreja deve ser comunhão em todos os níveis.

Fala 17 – Papa
Essa é a forma da igreja agir no nosso tempo. Uma igreja que cativa, revoliciona atitudes dos que se acomodam. Igreja que sai e vai aos excluídos.

Fala 18 - S.L.Orione
A igreja, que atuou no socorro às vítimas de terremotos, que enviou missionários ao Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, fez missões na América Latina, organizou peregrinações, presépio vivo, missões e pregações populares em 1800, continua sempre renovando-se.

Fala 19 – Todos
Que sejamos a exemplo do Papa Francisco e do São Luís de Orione, cristãos capazes de trazer uma nova forma de ver o mundo e ver a igreja neste mundo;
Que sejamos ousados e corajosos para promover mudanças e fazer um AGIR ligado ao nosso tempo;
Que sejamos capazes de cativar pela capacidade que temos de comunicar a nossa experiência de fé.

F I M


Autora : Aneli Remus Gregório
Texto produzido por solicitação de Loecy Ferneda Remus para apresentar num retiro da igreja católica -                                                2017

Nenhum comentário: